OBRIGADO PELA VISITA!

FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO!

quinta-feira, 11 de março de 2010

O Livro dos Espíritos: 154 Anos!

A 1ª edição de “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, foi publicada em 18 de abril de 1857, num sábado da primavera, pelo E. Dentu, Palais Royal, Galérie D’orléans, 13, PARIS, França.



Com o advento do referido livro, o nosso  Planeta viu despontar o Espiritismo ou Doutrina  Espírita, como é, também, chamado, o qual, vem, há 154 anos, lançando luzes à consciência daqueles que não se satisfazem com os conceitos emitidos pela fé cega, pelo dogmatismo. 
Fundamentando-se em princípios consistentes, lógicos, o Espiritismo encara a razão frente a frente sem os laivos do temor, porque propõe aos seus adeptos uma fé raciocinada, sem imposição, que, para ser  aceita, deve  ser  examinada com liberdade, compreendida  e  submetida  ao  crivo  da  razão, inegavelmente  uma   das  mais importantes   faculdades  do  ser humano.


Desde o seu início, a Doutrina Espírita vem sustentando que Fé  e  Ciência  devem  andar juntas, a fim de que ambas possam nos oferecer uma cosmovisão mais justa: a Ciência revelando leis do mundo físico, e a fé raciocinada revelando as leis do mundo espiritual.


Abrir mão do livre exame, da razão, da curiosidade que leva à pesquisa e das conquistas da Ciência, para a aceitação cega de colocações absurdas e equivocadas, e até já negadas, contraditadas  repetidas vezes pelos rigorosos processos da pesquisa  científica,  é abdicar-se  da  própria liberdade, do ensejo de aprender,  de  interagir muito  melhor  com  os seus  semelhantes, que são, às  vezes, discriminados só porque  não compartilham certas crenças. 


O Espiritismo, tendo  por regra o apreço por todas as crenças, está disponível ao livre exame. Afirmar ser ele isso ou aquilo sem conhecê-lo, é demonstrar flagrante ignorância ou má-fé!
Osvaldo Ourives



Nenhum comentário:

Postar um comentário