OBRIGADO PELA VISITA!

FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO!

quarta-feira, 10 de abril de 2013

113 ANOS DO DESENCARNE DE BEZERRA DE MENEZES

113 ANOS DO DESENCARNE DE BEZERRA DE MENEZES
Osvaldo Ourives
A  mensagem   mediúnica  “O  Futuro  do  Espiritismo”, publicada  na 2ª Parte do livro Obras Póstumas, de Allan Kardec, afirma no seu início:
“O Espiritismo foi chamado a desempenhar imenso papel na Terra”.
Na resposta à Questão 627, de “O Livro dos Espíritos”, também de Kardec, os Espíritos Superiores registram:
“Estamos incumbidos de preparar o reino do bem que Jesus anunciou”.

O Espiritismo, fruto do trabalho inefável da Espiritualidade Superior com o apoio indispensável dos encarnados, veio resgatar as lições e a ética do Cristo das ruínas em que foram sepultadas pelas conveniências e paixões humanas, disponibilizando aos seus interessados os recursos necessários à regeneração da humanidade terrestre.

A conquista da referida regeneração será o resultado do esforço solidário incessante e espontâneo de encarnados e desencarnados cônscios do seu alcance, através de ensinamentos e exemplificações da prática verdadeira das leis morais divinas.
O Espiritismo tendo surgido na França a partir de 18 de abril de 1857 necessitou, para sua consolidação e divulgação, do apoio de pessoas em muitos outros países, reencarnadas para tal missão.

Em 29 de agosto de 1831 nasce no Ceará Adolfo Bezerra de Menezes que, conforme ressalta Humberto de Campos no livro “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, veio à terra com a tarefa de trabalhar para que a Doutrina Espírita, então nascente,  pudesse criar raízes no solo pátrio e frutificar.

Foi realmente notável, magnífica e extraordinária a missão desse homem junto ao Espiritismo que, possivelmente, não teria atingido o seu estágio atual sem o seu precioso concurso.
Tendo concluído o estudo básico na sua terra natal, aos 20 anos incompletos o rapaz Bezerra de Menezes deixa o Nordeste e transfere-se para o Rio de Janeiro, onde estudou Medicina, carreira da sua vocação, concluindo o curso em 1856.

Casa-se em 1858 com D. Maria Cândida de Lacerda, a qual desencarna cinco anos após. Volta a casar-se em 1865.

Dr. Adolfo Bezerra de Menezes foi renomado médico, atuou na política, sendo eleito várias vezes Vereador e Deputado. Foi também escritor, jornalista e bem sucedido empresário na área da construção de ferrovias.

Em 1875 o Dr. Carlos Travassos, seu colega, oferece-lhe um exemplar de “O Livro dos Espíritos”, que traduziu e publicou. Da leitura desse livro e com uma cura que obteve através de prescrição mediúnica o preclaro Dr. Bezerra torna-se espírita confesso, tendo em 16 de agosto de 1886, no auditório da Guarda Velha no Rio de Janeiro, diante de um público de duas mil pessoas, feito a sua adesão ao Espiritismo.

A partir daí o Espiritismo não foi mais o mesmo. Pela ação benfazeja desse eminente homem público os espíritas se unem, estabelecem estudos metódicos, a Doutrina é defendida na imprensa escrita.

Sob o pseudônimo de Max, Dr. Bezerra de Menezes divulgou e defendeu de acusações o Espiritismo, durante todo o período de novembro de 1886 a dezembro de 1893, de forma ininterrupta, no jornal “O Paíz”, dirigido pelo Senador Quintino Bocaiúva.

Atuando de forma caridosa e dedicada ao atendimento de pessoas carentes, o Dr. Bezerra foi cognominado O Médico dos Pobres, passando, muitas vezes, necessidades materiais, sacrificando-se em total amor pelos aflitos.

Foi Vice-Presidente e Presidente da FEB, desencarnando em 11 de abril de 1900, depois de quatro meses acamado em razão de acometimento de congestão cerebral.

Desde o seu desencarne até o presente, esse magnânimo espírito incansavelmente dedica-se aos encarnados e desencarnados necessitados com os seus inestimáveis recursos da Medicina Espiritual. Para isso dirige uma imensa equipe de médicos espirituais que se espalham por esse Brasil afora, confortando pessoas, lenindo dores, secando lágrimas, resgatando e socorrendo espíritos que sofrem nos planos inferiores da pátria espiritual.

Memorial existente no Polo Dr. Adolfo Bezerra 
de Menezes Cavalcanti. (Jaguaretama-CE) 
                        
Diariamente ele comparece a muitas casas espíritas para levar sublimes mensagens através do correio mediúnico, mensagens esclarecedoras e reconfortantes, que sobretudo estimulam as pessoas ao exercício da atitude de resignação e coragem ante as agruras deste mundo.

Nos importantes eventos espíritas, não importando o país em que se realizem, ele está sempre presente, levando a sua palavra de luz, amor e paz.

Muito já foi dito sobre esse venerando Espírito e muito ainda se falará. Mas temos plena convicção que jamais se traduzirá em palavras a sua grandeza, a sua bondade, a sua dedicação e a sua importância para com o Consolador Prometido no país do Cruzeiro!

Somos legatários da Doutrina Espírita, que nos esclarece, consola e oferece robustos parâmetros para uma vida digna e equilibrada neste mundo de expiações e provas. Por termos plena consciência desta realidade é que devemos sempre ser gratos a todos que contribuíram para o seu advento e a sua consolidação na Terra, a exemplo do Dr. Adolfo Bezerra de Menezes.

Caro amigo Dr. Bezerra, que o Cristo o recompense sempre pelo bem que fez e faz à humanidade. Muito obrigado pelo auxílio que nos concede e pelas grandiosas realizações no Espiritismo!           

Nenhum comentário:

Postar um comentário