OBRIGADO PELA VISITA!

FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO!

domingo, 1 de maio de 2011

A Evolução do Espírito

O Livro dos Espíritos*, de Allan Kardec, aborda a trajetória evolutiva do Princípio Inteligente, criado por Deus simples e ignorante, através dos reinos inferiores da natureza, quando, então, se elabora e se individualiza aos poucos, até atingir a consciência de si mesmo na condição humana.
Os reinos inferiores da natureza oferecem ao Princípio Inteligente todos os recursos necessários para o desenvolvimento das suas potencialidades latentes, desenvolvimento este que o impulsiona à condição humana, com o desabrochamento da inteligência e da autoconsciência.                                                                                                                                             
Até esta fase os elementos da natureza atuam sobre o Princípio Inteligente, que traz em si predisposições para as metamorfoses evolutivas, não se podendo falar aí ainda em esforço consciente. Já na fase humana, o espírito passa a ter consciência das ações, liberdade de escolha e responsabilidade pelo que faz. Ele pode assim agilizar voluntariamente a busca de perfeição ou estagnar-se por algum tempo.

O topo da trajetória do princípio humanizado é o estado pleno de perfeição, com vivência de absoluta felicidade. Jesus disse: “Nenhuma ovelha se perderá do aprisco do Senhor”. O Espiritismo, revivendo a mensagem do Cristo, nos diz que todas as criaturas invariavelmente são destinadas à perfeição e, conseqüentemente, à felicidade absoluta, não se desviando nenhuma delas dessa finalidade.

Na consecução desse objetivo sublime entram em operação as leis divinas que presidem a evolução do espírito imortal, como Reencarnação, Pluralidade dos Mundos Habitados e Lei de Causa e Efeito ou Lei Cármica.

Os ensinamentos espíritas são profundamente consoladores e estão conformes com a perfeição de Deus, soberanamente justo e bom, que não condena as  criaturas a eternos castigos, mas confere à sua totalidade o ensejo da conquista da bem-aventurança.
Osvaldo Ourives

* Questões 27, 79 a 81, 114 a 127, 606, 607, 776 a 824

Nenhum comentário:

Postar um comentário